• Direção escola Cheiro de Alecrim

Vamos falar de tecnologia?

A lousa digital promove a interatividade quando provoca uma inversão de papéis entre professor e aluno.

O quadro branco se torna interativo porque deixa de ser um objeto inanimado, intocável e fechado, mas se transforma em lugar de diálogo, de novas perspectivas.

A interatividade promovida pela lousa digital não se reduz à operacionalização, ou seja, arrastar objetos, apertar botões, abrir links e girar figuras, mas sim permite e incentiva as trocas comunicativas envolvendo toda a turma, a partir de um conteúdo.

De acordo com Almeida e Fonseca (2000), aprender fazendo, agindo, experimentando é o modo mais natural, intuitivo e fácil, além do fato de que a lousa transforma a informação estática em algo completo e dinâmico, devido à sua capacidade de exibir cores, formas, movimentos e sons, desenvolvendo ambientes de interação e aprendizagem.

(Mariana Damiani Torres - A Lousa Digital na Educação Infantil: Uma prática inovadora)